Le Fabuleux destin d'Am四ie Poulain
Após deixar a vida de subúrbio que levava com a família, a inocente Amélie (Audrey Tautou) muda-se para o bairro parisiense de Montmartre, onde começa a trabalhar como garçonete. Certo dia encontra uma caixa escondida no banheiro de sua casa e, pensando que pertencesse ao antigo morador, decide procurá-lo e é assim que encontra Dominique (Maurice Bénichou). Ao ver que ele chora de alegria ao reaver o seu objeto, a moça fica impressionada e adquire uma nova visão do mundo. Então, a partir de pequenos gestos, ela passa a ajudar as pessoas que a rodeiam, vendo nisto um novo sentido para sua existência. Contudo, ainda sente falta de um grande amor.
Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain, França, 2001
DE Jean-Pierre Jeunet. COM Audrey Tautou, Mathieu Kassovitz, Yolande Moreau. 120 minutos. www.amelie-themovie.com Miramax Films. Comédia
11 Comments:
Calma! Para falar desse filme preciso estar com mais tempo :)
Em breve...
o filme da monica!!
comecei a ver na casa dela e parei... (não é porque não gostei, mas tava tãaaaao tarde e eu tava com taaaaanto sono que não deu mesmo)
vou ver se ela deixa eu tentar ver de novo.
Bem, tive varias fases com esse filme. Eh q assisti muitas vezes gracas a Mo (mas nao tantas qto a Mo, claro!!). Primeiro fiquei deprimida... senti uma invejinha daquela Amelie fofa, q curtia com tanto gosto os pequenos prazeres da vida, super-feliz por ter se tornado independente, e q pra completar a vida perfeita, conhece o amor da vida, e terminam felizes pra sempre. Pensei : Q menina de sorte! Queria ser como ela... Eu nem sei quais sao meus pequenos prazeres na vida, serah q eu tenho?. Depois, da segunda vez, achei triste a vida dela!! Reparei mais em como toda a vida dela foi ateh se mudar pra Paris... sempre sozinha, sem amigos, com aqueles pais estranhos, e sem carinho... E mesmo depois, continuava sozinha e ela ateh se dah conta disso, e chora... bem, mas o final nao mudou pra mim, logico!! Mas agora, sempre q eu revejo o filme soh consigo ver as coisas bonitinhas dele. E me inspira. Ateh jah descobri um monte de pequenos prazeres da vida... Ah! E um deles eh assistir pela enesima vez Amelie Poulain com a minha amiguinha Mo, e ficar repetindo frases em frances com ela!!
Ps: Da primeira vez q vi foi em pb (em fita de video!!), gracas a Carla. Vai ver q foi isso q me deprimiu!
Eh... o anao eh q sabe aproveitar a vida neh? A ideia foi otima!! E a reacao do pai dela hilaria!! Mas... agora pensando bem... surtiu efeito?? Nao to lembrada...
O filme é muito inspirador! Nunca vi alguém ter tantas idéias criativas para dizer "eu te amo" e "eu me importo com você".
Cris, da próxima vez que você for assistir com a Mo me chama! Eu só vi duas vezes...
(Estou ouvindo a trilha agora)
A primeira vez que assisti no cinema, eu chorei, sorri e sai de lah com a sensacao que o mundo pode ser maravilhoso se vc acreditar nisso.
Qdo vim para o Japao, a Cacau gravou uma fita para mim, a copia ficou em pb (essa que deixou a Shi deprimida!) mas nao foi um problema pq eu coloria o filme mentalmente qdo assistia. Claro! Chega uma hora que o lapis de cor mental acaba. Foi então que o Gugu Wonka trouxe um DVD original para mim, de Londres... sim! Eu podia ver tudo colorido novamente!
Para mim, eh um filme deslumbrante! Como uma pessoa que de repente abre um largo sorriso, e tras a esperanca de um dia lindo pela frente.
Escreverei mais... qdo assistir de novo :)
Shi, achei seu comentario tao fofinho! :)
Vamos assistir de novo qualquer dia desses?
...traZ a esperança...
nossa! fiquei deprimida e feliz só de ler os comentários! e também com vontade de chorar e de sorrir... e até senti uma leveza que não sei explicar. como se eu tivesse saído de uma sessão de terapia ou lido um livro muito inspirador!
tenho que ver esse filme urgentemente! monica, que dia posso ir ao cinema da sua casa? : )
beijos meninas! vocês arrasaram!
Mo, voce já gostava de cream brule antes de assistir a Amelie? Eu aprendi a gostar depois de ver o filme. Nunca tinha comido antes.
Cris, hoje pensei em alguns pequenos prazeres da vida. Um só as mulheres têm. Chegar em casa depois de um dia quente, toda melada, e desabotoar o sutiã. Acho tãaaaao bom. Outro é fazer xixi depois de ter ficado um tempão segurando. Desse prazer eu costumo desfrutar no banheiro do cinema. É quem tomo refri com pipoca e depois não quero sair no meio do filme.
Pois eh Raquelzinha eu experimentei depois do filme tb. Delicioso nao eh?!
Meu pequeno prazer eh quebrar casca de ovo. E adoro abrir o plastico de uma revista nova. Nada me deixa mais nervosa qdo alguem abre a MINHA revista antes de mim :)
Bruxa (Karina) vc pode vir em casa assistir.
Ei, eu tb to precisando de rever e re-sentir Amelie... todo mundo sabe q tenho uma queda por personagens femininas doidinhas.(Caetano adverte: "de perto ninguem eh normal" e Almodovar subverte: "de perto ninguem eh anormal").
mas eh realmente inspiradora a forma como Amelie segue sua vida se entregando a pequenos prazeres e aprontando momentos sublimes p/ aqueles q ela gosta. nem a avalanche de noticias sobre a morte da Princesa Diana em todos os meios desvia a atencao dessa francesinha de seu fabuloso destino. alienada? provinciana? entao, me explica rapido de q forma uma noticia como aquela pode afetar substancialmente sua vida.
...silencio...
portanto, viva o Pequeno Manifesto de Prazeres e Gentilezas da Senhorita Poulan!
e viva a Mo por propagar essa bela ideologia! e me esperem p/ essa sessao no Cine Murakami, por favor.
Post a Comment
<< Home