What the "Borings" think about...

Tuesday, January 24, 2006

Lost in Translation



Bill Murray é um ator veterano que viaja para Tóquio para fazer um comercial de uísque e embolsar alguns milhões. Scarlet Johansson (Mundo Cão) acompanha o marido (Giovanni Ribisi) numa de suas inúmeras tours no Japão, fotografando bandas de rock. Bill tem uma mulher perdulária, dois filhos chatos, uma mansão e a angústia de chegar a uma certa idade e ter perdido a felicidade no meio do caminho. Scarlett é linda, tem um companheiro que diz “eu te amo” cada vez que sai porta afora, dinheiro apesar da idade e a angústia de ser jovem e não ter encontrado sua própria felicidade. Ela é o possível passado dele. Mas ambos se encontram no luxuoso hotel da capital nipônica e as duas gerações encontram um amor tão puro e essencial que nem mesmo pode ser maculado pelo sexo.
E aqueles que sentirem um nó na garganta ao ouvir “Just Like Honey”, do Jesus & Mary Chain, ao final do filme, vão entender sua beleza. Quem ficar boiando pode alugar Casablanca outra vez. Não há vergonha nisso.
LOST IN TRANSLATION, EUA, 2003
LOST IN TRANSLATION, EUA, 2003 DE SOFIA COPPOLA. COM BILL MURRAY, SCARLETT JOHANSSON, GIOVANNI RIBISI, AKIKO TAKESHITA. 102 MIN. WWW.LOST-IN-TRANSLATION.COM. COMÉDIA. UIP

18 Comments:

At 8:54 AM, Anonymous Anonymous said...

Nao achei exagerado, e tbem nao achei q eh uma forma pejorativa de ver a sociedade japonesa. O filme nao faz nenhuma critica, apenas mostra as coisas como elas realmente sao por aqui!! O q acontece eh q aos olhos da cultura ocidental muitas cenas sao bem engracadas, e beiram um pouco o ridiculo. Mas acho q a Sofia Copolla conseguiu transmitir bem a ideia do choque q qualquer estrangeiro tem qdo dah de cara com a cultura japonesa. Eh tudo muito estranho e ao mesmo tempo curioso.
Bem, acho q todo mundo concorda com isso neh??

 
At 8:55 AM, Anonymous Anonymous said...

Ah! O comentario anterior foi feito por mim...

 
At 6:30 AM, Blogger Karina Almeida said...

esse eu vi! e já vou discordar da shigeka...

eu quero ver de novo pra reparar beeem isso. mas a primeira impressão que tive é de que o filme debocha dos japoneses sim e isso me deu muita raiva.

acho que dá pra mostrar o choque cultural de uma forma mais convidaditva. o japão é divertido, não é ridículo!

 
At 7:03 AM, Anonymous Anonymous said...

Nao achei deboche, algumas situacoes sao mesmo daquele jeito. Eu disse que aos nossos olhos, algumas coisas chegam a parecer ridiculas, pelo fato de estranharmos, por ser diferente. Acho que o filme mostra isso, a realidade!! A cultura japonesa pode ser apresentada de varias formas, ela quis mostrar esse lado engracado, combinava com o filme, com o roteiro, soh isso!!

 
At 9:45 AM, Anonymous Anonymous said...

Deboche eh forte, ela tira um sarrinho entao... Mas qual o problema?! E o Japao nao eh ridiculo mesmo, nem eu penso assim e nem a diretora coloca dessa forma. Mas algumas coisas sao estranhas, e engracadas.

 
At 10:00 AM, Anonymous Anonymous said...

Eu vejo o povo japones da seguinte forma... aqui nao existe muito essa coisa de um se meter na vida do outro, ou melhor, na vida de desconhecidos. Nesse ponto eu acho q os japoneses teem a cabeca mais aberta. Se um tem vontade de decorar o carro com um monte de bichinhos de pelucias e ainda colocar paetes ou coqueiros em miniatura, ele poe, pq ninguem vai ficar ridicularizando ele. Se um cara quer vestir uma camisa pink, com um cachecol dourado ele veste, e ninguem vai ficar fazendo piadinhas na rua pra ele. Ou ainda se sao fissurados por mangas, por que nao entrarem na brincadeira e virarem cosplayers?? Tem gosto pra tudo nao?? Aqui eh muito livre, isso eu admiro muito!!

 
At 8:32 AM, Blogger Karina Almeida said...

pois eh shigeka. isso aí que você admira - e eu também - é que eu acho que deveria ser mostrado para o outro lado do mundo. e acho que o filme não mostra assim.

é como se a cultura ocidental fosse a correta, o padrão e a cultura japonesa fosse errada, esquisita, fora do padrão. eu mesma morro de rir de muitas coisas aqui. mas eu só acho esse choque cultural divertido.

eu admiro muito os japoneses e procuro respeitar o jeito deles, que é diferente do meu jeito, mas não quer dizer que seja ruim, feio ou pior. são culturas diferentes. só isso.

pra mim é a mesma coisa do negro e do branco. os negros são discriminados, mas podia ser diferente. eles poderiam estar do outro lado e os brancos é que passariam a ser excluídos. quem disse que o padrão é o branco?

chega de filosafar. o que eu quero dizer é que o filme deveria mostrar de forma mais positiva a diferença cultural. sem deboche, sem "sarrinho", sem preconceito. dá pra fazer isso de forma engraçada, mas com mais respeito, sabe?

isso é uma coisa que me preocupa no meu blog. quero mostrar essas situações divertidas daqui, mas não quero que os leitores pensem que estou debochando do japão. muito pelo contrário: queria que todos pensassem "nossa, o japão é o maior barato! eu quero conhecer!"

agora chega mesmo né. isso é só um comentário. não é um post.

beijos.

 
At 10:05 AM, Anonymous Anonymous said...

Acho que a Sofia Copolla fez uma escolha ao fazer o roteiro de mostrar de forma divertida as diferenças culturais.

Tenho a impressão de que o tipo de crítica que fazem do filme dela é a mesma que ouvi muitas pessoas fazerem sobre o filme "Cidade de Deus", que o Fernando Meireles poderia mostrar o Brasil de outra forma, pois só mostra o lado ruim do nosso país, principalmente para o público do exterior.

O que a diretora fez foi escolher uma das formas de se mostrar o Japão (que eu gostei). Acho que o diretor tem o "direito" de mostrar o seu ponto de vista e não acho que ele tenha sempre que ser politicamente correto, isso acaba se tornando um tipo de "censura" criativa.

 
At 10:08 AM, Anonymous Anonymous said...

Nao to entendendo qual eh o ponto!! Se a gente ve a cena na rua eh divertido,
e pode rir, mas se a gente ve num filme eh deboche, entao nao tem graca??

 
At 10:24 AM, Anonymous Anonymous said...

Ah! E Karina...O seu comentario me fez lembrar de um filme com o John Travolta , White Man s Burden (esqueci o titulo em portugues), q eh essa ideia de trocar os papeis na sociedade, onde os brancos q sao os discriminados. E eh muito interessante, acho q vc vai gostar!!

 
At 5:29 AM, Blogger Karina Almeida said...

shigeka e anonimos (tem um monte de comentario sem assinatura)

eh verdade que o diretor tem direito e deve mostrar o seu ponto de vista como quiser. isso eh que eh legal. realmente, se nao puder fazer isso, podemos chamar de censura. so que eu nao gostei do ponto de vista da sofia copola. so isso.

e quando alguem (nao to dizendo que eh voce) fala que o cidade de deus mostra o lado ruim do brasil, eu fico mais triste ainda. eu AMO esse filme, exatamente porque acho que faz a gente refletir sobre o que causa a violencia, quem sao os bandidos e por aih vai. ou seja, eles sao vitimas da nossa sociedade (o que tb nao significa que devam ficar impunes). se tivessem tido educacao, familia, talvez nao seriam bandidos.

e acho legal tambem mostrar o carater de cada um. o ze pequeno era mal mesmo. gostava de fazer crueldade. ja o buscape "tentou" virar assaltante, mas nao conseguiu. porque apesar de tambem ser da cidade de deus, assim como o ze pequeno, ele nao era mal.

acho esse filme maravilhoso. e acho que eh uma pena ser mostrado para os estrangeiros - com aquela traducao que so deus sabe como ficou. a impressao que eu tenho eh que so brasileiro entende esse filme. porque pra mim, eh exatamente o contrario do que todo estrangeiro diz...

ai, vou parar de ser a chata. daqui a pouco voces vao me expulsar do blog ne...

sorry!

 
At 8:14 AM, Anonymous Anonymous said...

Fofa (Karina)!! Espera postarem o filme pra vc comentar ele (cidade de deus)!! rsrsrsr... brincadeirinha!!
Vc nao tah sendo chata nao!! Eh o seu
ponto de vista, eu respeito. Apesar de
nao concordar, eh claro!! Entendo q de certa forma o filme seja ofensivo pra vc, e por isso nao gostou... Mas eh um filme muito fofinho, anyway...

 
At 10:23 AM, Anonymous Anonymous said...

Eu tô achando o máximo essa polêmica! O Dal quer ver o circo pegar fogo! Ele só fica perguntando qual filme deve dar mais brigas. Não vamos nos preocupar em nos expormos :)

 
At 12:10 PM, Anonymous Anonymous said...

Aqui eh O Boring Pirotecnico ajudando o circo a botar fogo no circo. :) Olha, eu acho "Encontros e Desencontros" um filme beeeeeem simpatico e, na medida do possivel, respeitoso. Alias, o filme traz mais de um ponto-de-vista. O olhar do personagem de Bill Murray eh mais seco e depreciativo em relacao ao Japao. Mas pessoal, convenhamos.Ele esta aqui apenas a negocios, pra estrelar um anuncio besta de uisque. E tem o olhar da personagem de Scarlett Johansson bem mais deslumbrado e generoso. Ela tb so esta no Jp pra acompanhar o marido fotografo, entao, nao parece estar ali para um estudo profundo ou para a realizacao de um grande sonho. Dois sujeitos comuns, portanto. Dois americanos medios, talvez. Dois solitarios, certamente. Que parecem estabelecer uma conexao numa terra estranha/estrangeira. Nao eh bonito? Nao eh legal? Nao eh plausivel? Dito isso, q atire a primeira pedra quem nunca fez um comentario jocoso em relacao a inumeras peculiaridades daqui (apresentadores de TV malucos!, garotas mais maquiadas q a Vovo Mafalda!!!). A assimilacao e aceitacao dessas diferencas vem com o tempo. E, no caso do filme, podem ser sentidas com Murray "desamarrando" a cara num karaoke e Johansson vestindo uma "harajukica" peruca cor-de-rosa.

e, ca entre nos, deboche eh botar gueixa de olho verde e Tom Cruise de Samurai. :P

PS. Que fique bem claro: Nada contra mulheres com grossa camada de maquiagem e nem a contra a saudosa Vova Mafalda!

 
At 7:51 AM, Anonymous Anonymous said...

De quem eh esse comentario acima? Eh do Gugu wonka?
Adorei!

Sobre o filme, eu gostei e na verdade, nao vi por esse angulo de deboche. As pessoas que escreveram para mim do Brasil ficaram com vontade de conhecer o Japao. Agora mostra o Cidade de Deus para um japones?
Eu adoro o Cidade de Deus antes de qq comentario. E soh quem eh brasileiro pode enxergar além da violencia que eh mostrada.

 
At 7:54 AM, Anonymous Anonymous said...

Ajudar a botar fogo! Soh pode ser o Gugu Wonka! Rsss...

 
At 9:31 AM, Anonymous Anonymous said...

Gu... esse seu comentario, nao podia ser mais perfeito!! Eu nao tinha visto o filme por essa perspectiva, valeu!!
Vc eh iluminado!!

 
At 8:27 AM, Anonymous Anonymous said...

O Gu iluminado? Soh se for o do filme do Stephen King...

 

Post a Comment

<< Home