What the "Borings" think about...

Monday, January 30, 2006

Hable con Ella






Hable con Ella, ESP, 2002
Direção: Pedro Almodóvar COM: Javier Cámara, Darío Grandinetti, Rosario Flores

Em Madri vive Benigno Martin (Javier Cámara), um enfermeiro cujo apartamento fica diante de uma academia de balé, comandada por Katerina Bilova (Geraldine Chaplin). Ele fica freqüentemente na janela da sua casa, vendo com especial atenção uma das estudantes de Katerina, Alicia Roncero (Leonor Watling), por quem está apaixonado. Quando Alicia é ferida em um acidente de carro, que a deixa em um coma, é internada no hospital onde Benigno trabalha. Ele passa a cuidar dela, mas a atenção que dispensa com Alicia é totalmente acima do normal. Marco Zuluaga (Darío Grandinetti), um jornalista, é designado para entrevistar Lydia Gonzalez (Rosario Flores). Os dois iniciam uma relação, que estava destinada a ser curta, pois Lydia é atingida por um touro e considerada clinicamente morta. Por coincidência ela é internada no mesmo hospital onde está Alicia e logo Benigno e Marco ficam amigos, pois no início Marco nem conseguia tocar em Lydia, mas recebeu de Benigno um simples conselho: fale com ela.

5 Comments:

At 10:47 AM, Anonymous Anonymous said...

Esse filme é muito difícil para mim. Quando terminei de assistir senti que gostei do filme, mas senti também um incômodo muito grande.

Ao mesmo tempo que me senti tocada pelas atitudes do enfermeiro, como mulher fiquei incomodada com a "humanização" do estupro. Será que o sentimento puro e a dedicação que ele teve por ela justifica o que ele fez? Eu não sabia direito o que sentir por ele, será que a pena foi dura demais?

Almodóvar conseguiu criar para mim uma ambiguidade até mesmo em um assunto do qual eu achava que tinha uma opinião inabalável.

 
At 8:34 PM, Anonymous Anonymous said...

Pra mim o Benigno era um doente obsessivo. Um amigo meu me perguntou: sobre quem é este filme, o Benigno ou o Marco? Por um tempo fiquei sem saber que é o protagonista e quem é o coadjuvante. Acho que a história é sobre os dois.

 
At 8:05 AM, Anonymous Anonymous said...

Senti o mesmo que a Alice.
Um certo incomodo.
Do estupro a tradicional tourada.

 
At 6:59 AM, Blogger Karina Almeida said...

eu adoro o almodovar e este eh o filme dele que eu vi (nao vi todos) e menos gostei...

um que eu adoro: carne tremula. nao vale um post?

 
At 9:26 AM, Anonymous Anonymous said...

Eu achava q o Almodovar ficava melhor a cada filme!! Comecei com... Kika (gostei!), de Salto Alto (gostei muito!), Ata-me (nao gostei!), o Matador (medio!), depois os mais recentes como Flor do Meu Segredo (amei!), Tudo Sobre Minha Mae (amei, amei!!), Carne Tremula (muito bom!), Fale com Ela (oootimo!!), mas daih assisti Mala Educacion... e acho q estou enjoando um pouco dessa formula do Almodovar. Querer chocar e ao mesmo tempo criar um sentimento de compaixao para com os personagens-monstros q ele cria...
Assisti Mulheres a Beira de um Ataque de Nervos pela primeira vez o ano passado, e achei barbaro aquele cenario kitsch dos seus filmes mais antigos q eu nem me lembrava mais. E daih me toquei tbem q eles nao deixam nada a desejar... Tbem vi Lei do Desejo esse ano... e definitivamente
quero explorar mais os antigos!! Quero ver Entre Tinienbras (algo assim...) recomendacao do Roger, e Labirinto das Paixoes!! ; P
Se o Benigno eh doente, ou se foi por amor ... ai, cansei!!

 

Post a Comment

<< Home